domingo, 18 de novembro de 2012

A coisa está feia no feriado de 15 de novembro

Choveu muito, e adivinha o que aconteceu hoje, dia 18 de novembro, primeiro dia de sol do feriadão?


Isso mesmo. Filas homéricas, espera de várias horas. Por isso, lembre-se sempre de comprar com antecedencia na internet com hora marcada e evitar o 1o dia de estiagem depois de varios dias de chuva, principalmente em fins de semana, feriados e férias escolares.

Para entender melhor o problema do Cosme Velho, clique aqui.

Posicione-se. Só fazendo pressão no prefeito vamos ter uma situação mais confortável para o turista e o morador do Cosme Velho.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Como ir ao Corcovado de carro (via paineiras)

Vamos explicar direito: NINGUÉM vai ao Cristo Redentor de carro. O mais perto que você consegue chegar do Corcovado usando um automóvel é nas Paineiras no Mirante Dona Marta (longe pra burro) onde obrigatoriamente terá que estacionar, andar até as Paineiras e depois pegar a van oficial da Beltur para fazer o percurso Paineiras - Corcovado.

Isso porque nesse verão a Prefeitura resolveu organizar a ida de carro ao Corcovado nos fins de semana, feriados e na alta temporada, restringindo o número de carros que podem subir às Paineiras a 150.

Leia mais aqui

 Se optar por pegar uma van "pirata" no Cosme Velho ou ir de táxi até lá em cima, o processo será exatamente o mesmo: descer nas Paineiras e pegar a van da Beltur. Também está proibido subir a pé ou entrar no Corcovado pela trilha do Parque Lage.

O caminho para chegar às paineiras de carro é lindo. Vindo da zona sul, você deve pegar o rebouças e virar entre os dois túneis para pegar o Cosme Velho. Logo na saída da alça do túnel, pegue por debaixo do viaduto do rebouças e suba a Rua Cosme Velho em direção ao Silvestre.

Para saber como subir, veja o mapa aqui.

No estacionamento das Paineiras você vai encontrar o guichê da Betour, onde compra o ticket para visitar o monumento e pega a van da empresa que fará o percurso Paineiras - Cristo Redentor. O estacionamento eu não sei quanto custa (sorry), acho que em torno de 5 reais. Já a van da beltour custa R$26,53 na alta temporada e feriados prolongados e esse vaor já inclui o ingresso do Cristo Redentor.

Agora, se esperar no Cosme Velho é ruim, imagine nas Paineiras que, pelo menos por enquanto, não tem nenhuma estrutura pra receber o turista. E a espera pela van da Beltur pode ser beeeem longa - tenha sempre isso em mente.

Achei no youtube uma série de vídeos relatando a subida para o Corcovado de carro em um dia complicado, acho legal assistir antes de subir:

Parte 1: engarrafamento na floresta

Parte 2: estacionando

Parte 3: o caos pra comprar e a fila pra subir

Parte 4: as pessoas andando no meio dos carros 

Pois é. Se já é ruim aqui embaixo no Cosme Velho, pelo visto lá nas Paineiras anda pior...

Informações oficiais (com valores, horários etc): site do Parque Nacional da Tijuca