quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Do Pão de Açúcar ao Corcovado, e vice-versa

Hoje, passeando pelo facebook do Trem do Corcovado (vale uma olhada lá antes de ir), vi uma moça perguntando sobre como fazer para ir de ônibus da Urca, onde fica o bondinho do Pão de Açúcar, até o Cosme Velho, na estação do Corcovado. Aí me dei conta que essa deve ser uma dúvida muito comum.

Vai que você, querido turista, vai passar só um dia no Rio e vai ter que fazer um super tour, né? Essa não deve ser uma situação tão rara assim. Posso me lembrar de pelo menos uma situação parecida, quando fui à trabalho a Recife e queria porque queria conhecer Olinda.

O grande problema é que, apesar de relativamente perto um do outro, não há um ônibus direto que faça o trajeto Urca-Cosme Velho e vice versa, o que exige baldeação, e isso pode ser complicado para quem não tem as manhas. Então, vamos ver as manhas?

1) Da Urca para o Cosme Velho: se você está saindo do Pão de Açúcar, uma coisa que você pode fazer é andar pela Avenida Pasteur até a av. Venceslau Brás e, em frente ao Instituto Pinel, pegar o ônibus 583 para o Cosme Velho. É uma caminhada de um quilômetro mais ou menos, e assim você vai pegar um ônibus só.

O ponto fica em frente ao Hospital Phillipe Pinel

Mapa da caminhada aqui.

Se quiser andar menos, vai ter que pegar dois ônibus: primeiro, pegue o 107 na Av. Pasteur, ha uns 100 metros da estação do bondinho, e desça na Praia de Botafogo em frente à rua Farani. Ande até o ponto de ônibus da rua Farani e pegue o ônibus 584 para o Cosme Velho. Essa opção vai exigir que o turista seja ninja, pois o ponto na praia de botafogo não é exatamente em frente à rua Farani, e o motorista pode não saber onde é. Além disso, você vai ter que andar rua Farani adentro por uns 200 metros até chegar ao ponto de ônibus (que fica logo depois de um posto de gasolina). Uma dica, na Praia de botafogo, é observar o Edifício Argentina (logo antes da Farani) e o Prédio da FGV (logo depois).

Mapa da caminhada na Praia de Botafogo aqui.

2) Do Cosme Velho ao Pão de Açúcar: já se você decidir por visitar o Cristo Redentor primeiro, a baldeação vai ser um pouco mais fácil - basta pegar o ônibus 584 em frente à madeireira, na rua Cosme Velho, e descer na Praia de Botafogo, no primeiro ponto depois que o ônibus passar por debaixo de um viaduto (em frente ao cinema Arteplex Botafogo, tem também uma farmácia e uma loja do Mega matte - pra servir de referência). Ali, no mesmo ponto em que você desceu, você vai pegar o onibus da linha 512 ou 107 (ambos passam ali) e pedir para o cobrador para descer no Pão de Açúcar.

C'est fini!

ATUALIZAÇÃO:


3) Indo ou voltando de metrô - a melhor maneira!: me lembraram agora que há essa outra forma, muito mais fácil, de fazer essa baldeação - usando o metrô e seus ônibus de integração. Basta pegar o ônibus 580 no Cosme Velho, pegar o metrô (sentido zona sul) no Largo do Machado, descer na estação de Botafogo (duas estações depois) e pegar o ônibus 513 para a Urca. O caminho oposto Urca-Cosme Velho também funciona com os mesmos ônibus (513 faz Urca-metrô de Botafogo; pegar o metrô sentido zona norte, descer no Largo do Machado 2 estações depois e pegar o 580 no Largo do Machado). Como essas linhas de ônibus são integradas ao Metrô, no próprio ônibus você já compra a passagem de metrô e de ônibus para todo o percurso, ganhando tempo. Na minha opinião, é o melhor método de locomoção!

Informações sobre o metrô, aqui

C'est fini?

39 comentários:

Anônimo disse...

Anda muito até o Pinel. O ideal seria integração + metro + integração.

Anônimo disse...

Acho o mais cômodo integração Cosme VElho x metro LM x metro Botafogo x Integração Urca. Andar até o Pinel é muito chão.

Rio eu te amo disse...

Pois é, eu tinha bem me esquecido... Atualizado!

simposiomicro disse...

E para ir de carro?? é tranquilo o caminho???!!qual os melhores horarios para fazer os dois passeios!
Vou um unico dia e não quero deixar de visitar os dois por conta de filas!
Obrigada

Rio eu te amo disse...

Olha, dá pra ir de carro sim, se fora agora, na baixa temporada, E em dia de semana. É tranquilo: pegue o túnel rebouças, vire no Cosme Velho. Assim que sair da alça de saída do Rebouças vire à direita e suba a ladeira (rua cosme velho). No final, vire à direita de novo até o Silvestre, onde deixa de ser paralelepípedo e volta a ser asfalto. Ali vc vira à esquerda. Tem placas. IMPORTANTE: vc vai ter que estacionar nas Paineiras e pegar uma van autorizada da Bel Tour, que é a única forma de chegar ao Corcovado pelas paineiras. O carro não vai mais até o Cristo. Sobre os horários, recomendo fazer um pela manhã no primeiro horário e outro no início da tarde. Dá tempo sim. Bom passeio.

Anônimo disse...

Olá, adorei o seu blog, e como eu e meu marido vamos para o rio agora em dezembro, gostaria de umas dicas. Vamos ficar na Av. Salvador Allende, Jacarepaguá. Rio De Janeiro - RJ.
E nós vamos de carro. O que seria melhor para visitarmos o corcovado? O trajeto desse endereço até o corcovado é muito longo? Obrigada. bjos

Rio eu te amo disse...

Oi Má e Renan, vocês vão ficar bem longe do acesso ao Corcovado, mas é um caminho relativamente simples de carro. Basta pegar a Av. das Américas em direção à zona sul e seguir o fluxo. Na lagoa, peguem o túnel rebouças e virem entre as duas galerias, para o Cosme Velho. Ali vcs decidem se sobem de trem ou se sobem de carro, vejam meus outros posts sobre o tema. Se forem de trem, NÃO ESTACIONEM NA RUA, porque tem reboque. Estacionamento rotativo na Casa do Minho, ou na igreja Cristo Redentor. Nesse caso, recomendo comprar com antecedência. Evitem a hora do rush. bom passeio! bjs

Felipe Henrique disse...

Bom dia ! Eu e minha esposa vamos visitar o Rio no carnaval, e ficaremos hospedados no centro, mais precisamente perto da praça Tiradentes, como chegar ate o Trem do Corcovado de transporte publico ou vc recomenda as Vans que ficam no parque? Obrigado !

Felipe Henrique disse...

Bom dia ! Eu e minha esposa vamos visitar o Rio no carnaval, e ficaremos hospedados no centro, mais precisamente perto da praça Tiradentes, como chegar ate o Trem do Corcovado de transporte publico ou vc recomenda as Vans que ficam no parque? Obrigado !

Rio eu te amo disse...

Olá Gato Preto, recomendo que vocês subam de trem. É mais romantico e mais tranquilo. Peque o onibus 497 na lapa (rua riachuelo) ou o 422 na presidente vargas. Descer no penultimo ponto. O trocador informa, é só pedir. O táxi da praça tiradentes até o cosme velho dá menos de 20 reais e faz um caminho bem simples: lapa, gloria, catete, laranjeiras, cosme velho. bom passeio!

Isabella disse...

Olá! Primeiro, parabéns pelas dicas. Ajuda bastante pelo que pude perceber.
Agora minha dúvida: eu e uma amiga vamos passar uns dias no RJ, fazendo tipo um mochila nas costas e literalmente pé na estrada, vamos ficar em uma pousada em Copacabana e gostaria de saber se é complicado para duas turistas, de ônibus, seguir de Copacabana para os passeios no Cristo e no Pão de Açucar? No caso de ir de táxi, compensa mais? E qual dos dois é recomendável fazer primeiro?
Obrigada!

Unknown disse...

Eu estarei em copacabana e preciso ir até o cristo! Metro seria a melhor opção??

Rio eu te amo disse...

Oi Isabella, use ônibus. De copa para o pão de açucar use o 511; de copa para o cosme velho (estação de trem do corcovado), pegue o 583. Pegue ambos na av. nossa sra. de copacabana. Vá tranquila, vale à pena. bj!

Rio eu te amo disse...

Oi Mayko, a melhor opção pra vc é pegar o 583 na nossa sra de copacabana. De metrô tb dá, mas vc vai ter que fazer baldeação: descer na estação lgo do machado e pegar o onibus integração pro cosme velho. O bihete é integrado e vc compra na bilheteria do metrô. bom passeio!

Isabela disse...

Vc, acha que gastariamos muito em uma corrida de taxi do corcovado até pão de açucar????

Obrigada

Isabela

Rio eu te amo disse...

Oi Isabela, o Corcovado fica no alto de uma montanha onde você não vai conseguir pegar um táxi :) Se você for de trem (partindo e voltando para o Cosme Velho), em dia de semana a corrida até o pão de açúcar deve dar um pouco menos de 20 reais. Aos domingo o táxi é mais caro, mas não deve passar muito de 20 reais. Dependendo do número de pessoas, vame à pena sim.

Professoa Luciene Borlotte disse...

Acabei de saber que vou com meu marido para o Rio e ele só terá o sábado de folga, pois estará fazendo curso e fiquei pensando será que dá para fazer os dois passeios e vejo este post, valeu mesmo, mas só mais um dúvida e o Jardim Botânico, dá para fazer em dia só, kkk é pedir demais não é?! Valeu a dica.

Rio eu te amo disse...

Olá Professora Luicene, se for um fim de semana comum pode ser que dê pra fazer DOIS, hehehe. Tres acho a maior loucura! Se conseguir, me avisa, que é pra passar a dica. Leia meus posts recentes sobre a proibição de venda de ingresso na bilheteria do trem do corcovado. bom passeio!

Lurdinha disse...

Olá! muito bom seu blog ta me dando muitas dicas.
Vou pro Rio com alguns amigos em junho. Pretendo ir ao Cristo dia 08/06 que é um sábado. Qual o melhor horário? você acha que dá pra ir sem ter que passar 4 horas de fila? e o pão de açucar qual um bom horário pra não ter que pegar fila?

muito obrigada.

Rio eu te amo disse...

Lurdinha, compre pela internet para ir ao corcovado no fim da tarde, e vá ao pão de açucar pela manhã :)

Fabi disse...

Olá! Adorei a dica!
Estarei no Rio na Jornada Mundial da Juventude e gostaria de visitar os 2 pontos turísticos, vou comprar os ingressos pela internet, qual horário você indica para isso? Quanto tempo leva de um ponto ao outro?

Rio eu te amo disse...

Olá Fabi, compre para o fim da tarde e traga um casaco. Do pão de açúcar ao cosme velho, você leva, de onibus, mais ou menos uma hora. Saia com duas horas de antecedencia da urca, por via das dúvidas. De táxi, sem transito, 15 a 20 minutos. bom passeio.

Unknown disse...

Olá, nossa muito boas as informações e se puder me dar mais um dica...Já que o bondinho que passa sobre os Arcos da Lapa está desativado, como faço para ir da Lapa até Santa teresa?

Obrigada!

Rio eu te amo disse...

Larissa, pegue o onibus 206

José Carlos disse...

Rio eu te amo, saudações! Agradeço-te pelas gentis e solidárias dicas, pois vou ao Rio com a amada esposa, e como os outros visitantes do Blog, pairam dúvidas! Estamos nos planejando, caso faça um belo dia de sol, ir ao Corcovado às 9h e ao Pão de Açúcar à tarde. Conseguiremos evitar a multidão? Ficaremos no Rio entre 8 e 15 de julho! Abraços fraternos! José Carlos

Rio eu te amo disse...

Compre para o trem do corcovado com antecedencia e dará tudo certo. bom passeio!

Unknown disse...

Olá!
Gostaria de saber se ainda dá pra subir até o Cristo de táxi ou só está sendo permitido acesso de trem.
Agradeço desde já.

Unknown disse...

Olá.
Gostaria de saber se ainda é possível ir até o Cristo de táxi ou se o acesso só está sendo permitido de trem.
Agradeço desde já,
Priscila.

Rio eu te amo disse...

Você pode sim ir de táxi até as Paineiras e lá pegar a van da Beltur (26,50). Atenção que nas paineiras não tem ponto de taxi, logo o taxista tem que ficar te esperando lá. vai sair caro. Melhor ir de van do largo do machado ou de trem.

Unknown disse...

olá, vou chegar ao Rio em uma sexta feira e queria aproveitar esse dia para visitar o corcovado e depois o pão-de-açucar ver o pro do sol. Irei ficar em copacabana, estou pensando em fazer isso de taxi. Vou gastar muito com taxi! tenho que comprar algum ingresso antecipado! ou vc acho que devo fazer de outra maneira

Anônimo disse...

Oi vou passar pelo Rio agora no fim de Outubro para ir a Angra... não fechamos nenhum hotel no Hotem por isso teriamos que deixar o carro em algum estacionamento e fazer esses passeios de ônibus.

Você tem alguma dica?

Rio eu te amo disse...

Desculpe, não entendi a situação. vc queria dica de estacionamento pra deixar o carro?

Rio eu te amo disse...

Marcus, reserve uns 50 ou 60 reais para os táxis. compre antecipado para o trem do corcovado. bjs e bom passeio!

Vivi disse...

Bom dia! Eu vou passar um dia no Rio com meus filhos, ja comprei o ingresso do bondinho para o Corcovado. Vou chegar ao Rio bem cedo, pelo Aeroporto Santos Dumont, qual seria a forma mais fácil pra chegar até la?
Eu vi pelo Google Maps q não fica longe, de táxi fica caro??
Agradeço sua ajuda!!!
Viviane

Vivi disse...

Boa tarde!! Mandei um comentario mas acho q nao apareceu...
Estou indo amanha passar um dia no Rio, chego no Santos Dumont e pretendo ir de taxi ate o Corcovado, pra voltar de la, de onibus e passar pelas praias, tem como? Gostaria de ir pra Copacabana ou Ipanema.
Obrigada
Viviane

Rio eu te amo disse...

Em dezembro é bandeira 2, reserve mais ou menos 20 reais para o táxi SDU - trem do corcovado. Vale a pena, principalmente com crianças!

Raquel disse...

Olá! Estarei no Rio com meu marido no dia 13 a 16 de fevereiro e gostaria de ir no bondinho de manhã e no Cristo a tarde na sexta ou sábado. Qual dia é melhor? Já li todo os seus comentários mas queria saber se do bondinho para o Cristo tenho que pegar um taxi até o ponto do trem que sobe pro Cristo? não gosto de pegar onibus.
Parabéns pela iniciativa! me ajudou muito a entender como tudo funciona

Rio eu te amo disse...

desculpe, cheguei um pouco tarde. se não quer pegar um unibus do pão de aucar até a estação de trem do corcovado, só resta pegar um táxi. melhor sempre 6a feira. espero que tudo tenha dado certo!

Anônimo disse...

Ola...irei para o rio e farei o percurso de metro conforme sugerido maas para voltar qual baldiacao e qual trajeto vc me recomenda onde eu possa ficar mais proximo ao aeroporto?