terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O pessoal dos transatlânticos e a lotação do Corcovado

Vamos fazer uma conta rápida - agora, no auge da temporada de transatlânticos, o Rio de Janeiro recebe uns 7 navios de cada vez (serão 22 no carnaval, segundo o Pier Mauá!). Cada transatlântico traz, em média, 4 mil passageiros, somando 28 mil turistas desembarcando ao mesmo tempo. E para onde todos querem ir? Acertou quem respondeu Corcovado e Pão de Açúcar.


Os navios ficam no Rio de Janeiro até 3 dias, de forma que podemos supor que uns 9 mil turistas por dia vão tentar subir para ver o monumento mais famoso do Brasil. Isso mesmo, você não leu errado: nove mil turistas.  Por dia!!!! E então o que fazem as empresas que organizam as excursões para os navios? Enchem ônibus e mais ônibus e despejam os pobres dos turistas na porta da estação de trem do corcovado!!

O que essas empresas não dizem é que existe um gargalo: O Cristo Redentor pode receber no máximo 600 pessoas ao mesmo tempo. O trem do corcovado leva, no máximo, 360 pessoas por hora!!!

E aí, vai caber?


Turistas desembarcam na Praça São Judas Tadeu


Os ônibus trazem até 50 passageiros de cada vez.

Vai. Para azar dos outros turistas, que não vêm de navio.

Para garantir que vai ter vaga para todos os interessados, o pessoal responsável pelas excursões dos navios se vale dos chamados "advanceds" - traduzindo, eles mandam uma pessoa na frente para comprar entrada para todo mundo.

Sacou por que você só vai achar ingresso para o fim do dia?

Como resultado, temos engarrafamentos enormes que começam na Glória e se estendem até o Cosme Velho - uma verdadeira fila indiana de ônibus. E todos esses turistas esperam na praça São Judas Tadeu para subir e depois esperam na praça São Judas Tadeu pelo ônibus que vai leva-los embora. E quantos turistas cabem mesmo na praça?

Antes você podia comprar seu ingresso com hora marcada pela Internet e garantir que os 700 mil turistas que vêm de navio para o Rio não iriam atrapalhar o seu passeio. Mas agora, só resta chegar cedinho, antes dos "advanceds".

Ficadica!

E não se esqueça: a venda antecipada com hora marcada está de volta!! Saiba mais aqui!

OBS - esse post foi atualizado com a ajuda de um leitor assíduo desse blog, que trabalha com turismo.

5 comentários:

Sergio Castiglione disse...

Como em qualquer lugar onde a procura é maior que a oferta sobram problemas e falta criatividade e capacidade gestora para dar soluções. Mas os acessos ao Corcovado só tendem a piorar. Maior destino turístico do Mundo, Sétima Maravilha, Santuário Cristão, Vista deslumbrante da Cidade Maravilhosa, Verso e Prosa da MPB.
Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara.
Os turistas chegam de Van, de Carro, de Táxi, de ônibus, de ônibus de turismo, a pé, agora também de bicicleta, de Asa Delta, de Helicóptero, por escalada. Independem de Advanceds e ignoram a Internet, que aliás mais interessaria aos próprios operadores.
O tumulto existe e existirá por excesso de procura deste ícone que abre os braços, recebe Trapalhões, veste Mantos Sagrados, fica de luto, chora, muda de cor
E que abençoa a todos

Rio eu te amo disse...

Obrigada Sergio, pelo seu comentário. você é sempre bem vindo a dar sua contribuição aqui no meu blog. espero que esteja gostando!!! abs!

Anônimo disse...

Janete Santos disse...como não me conformo com coisas erradas, como ver que as agências compram todos os ingressos e os cariocas ( e outros brasileiros que também estão de férias!)que apesar de JÁ TEREM COMPRARAM o ingresso pela internet não conseguem pegar o bondinho...fui ao guichê dos ingressos e reclamei...digo, reclamei muito (na educação, claro!)... me colocaram no primeiro bonde!!

Karen disse...

Voce sabe me dizer se essa semana terá cruzeiros no Rio? Pois estou querendo visitar o Cristo neste sábado ! Bjs e adorei o blog !

Rio eu te amo disse...

Karen, tem cruzeiro o verão inteiro no Rio de Janeiro. Veja a escala aqui.
Vai estar lotado, pois tem chovido muito e os turistas "estão represados no hotel", como me disse um taxista. Boa Sorte.