segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dica muito esperta para não pegar fila e ter um dia glorioso

Uma coisa que eu reparei é que de manhã bem cedo, por volta das 7:30, a estação de trem do Corcovado ainda está vazia!!! Logo fica aqui a minha dica - acorde bem cedinho, vá de ônibus ou táxi até o Cosme Velho e  pegue o primeiro trem para o Cristo! Mas atenção: hoje, às 8:30, só era possível comprar bilhete para o trem das 11 - então tem que chegar cedinho mesmo e esperar a bilheteria abrir.

Sei que pode parecer um pouco de exagero, mas garanto que se você fizer isso, além de evitar o sofrimento que é esperar por horas no calor para subir, em um bairro que não possui grandes atrativos para os turistas (falo sobre isso depois), você ainda vai aproveitar muito mais o passeio, pois lá no Cristo vai estar vazio e fresco. E você não vai perder um dia inteiro no passeio, de forma que vai aproveitar muuuito mais o Rio de Janeiro!

Mas atenção!! Desde cedo as vagas "legais" do Cosme Velho (vaga certa) já estão ocupadas pelos prestadores de serviço que vivem do turismo (ambulantes, vans piratas, etc), de forma que não vale à pena vir de carro nem de manhã cedo. O melhor é mesmo vir de táxi, de metrô ou de ônibus.

9 comentários:

Sergio Castiglione disse...

Atrativos existem, mas não são divulgados nem estimulados a isto.
Não há sinalização para estes lugares, não há opções de gastronomia frugal ou sofisticada, não há cuidados de acessibilidade, conforto para trajeto de pedestres.
Os moradores convivem mal com o aporte de turistas, e a grande maioria não gostaria de ver melhorias para a recepção deles
Só para citar alguns lugares que existem mas não compõe este paradoxo turístico: Bica da Rainha, Largo do Boticário, Museu da Pediatria, Museu de Arte Naif, Casa de Portinari (em breve), ateliês, Assis, Sion, Casa do Minho, da Polônia, do Japão, Bar do Edvaldo, Casa dos Abacaxis (a recuperar).
Quanto às vagas legais, pela manhã e no fim do dia, são ocupadas também por moradores do entorno que não dispõe de vagas e por frequentadores da Igreja São Judas Tadeu.

Rio eu te amo disse...

isso Sergio!! em breve um post sobre as opções de alimentação e passeio no Cosme Velho e Paineiras. Aguarde, e obrigada pelas dicas :-)

Marianne disse...

Viajo para o Rio no sabado de manhã, então não consiguiria chegar tão cedo para pegar o primeiro onibus. Então gostaria de saber se no domingo o cristo está aberto para visitação e se valeria chegar cedinho tambem.

Dudu Zen disse...

Olá, só queria dizer que achei o seu blog é maravilhoso e muuuito orientativo!!! Muitíssimo obrigado, de coração! Deus a abençoe!!! :-)

Rio eu te amo disse...

Nhoim Duduzim, valeu! abs!

Jan disse...

Olá, Rio eu te amo!

Vou chegar no Rio em um domingo as 10hrs e volto na segunda as 14hrs, será que consigo visitar o Corcovado (Cristo) e o Pao de Açucar (bondinho) na tarde de domingo, ficando assim com a manha de segunda livre para conhecer copacabana?

Jan P.

Rio eu te amo disse...

Oi Jan, boa sorte - vc vai precisar!!! Compre o ingresso do trem pela internet para ganhar tempo. Soube que está rolando muita fila no pão de açúcat tb: ainda tam muito navio por aqui... bjos!!

Unknown disse...

Olá, Vamos para o Rio bem no Reveillon, época lotada neh! Gostaria de saber sua opnião sobre qual o melhor dia para visitarmos o Cristo entre o dia 30 de Dezembro e 7 de janeiro. Muuuuuito obrigada!!!

Rio eu te amo disse...

Desculpe desapontar, mas não tem dia bom entre 30 de dezembro e 7 de janeiro!! Escolha um dia nublado, mas que o cristo não esteja encoberto. Se possivel compre com antecedencia. bjs e bom passeio