domingo, 22 de janeiro de 2012

Ir de carro - a maior roubada

O entorno da Estação de trem do Corcovado não possui vagas suficientes para atender ao turista: o resultado é que aqueles que resolvem ir de carro até a estação acabam, em sua maioria, estacionando seus carros em calçadas que são vigiadas por flanelinhas (que cobram aproximadamente R$30,00 por carro). O que os flanelinhas NÃO AVISAM (e não há nenhuma sinalização informando tão pouco) é que a prefeitura manda REBOCAR os carros estacionados irregularmente quase todos os dias! São mais de 30 carros rebocados por dia, para alegria dos flanelinhas, que imediatamente "alugam" as vagas novamente, lucrando duas vezes.

Nesta foto você pode ver carros estacionados irregularmente no Largo do Boticário, onde os flanelinhas chegaram a cobrar R$50,00 por vaga - e você ainda tinha que deixar a chave. A surpresa era, na volta do passeio, não encontrar nem o seu carro nem o flanelinha...

Aqui você pode ler uma matéria no jornal O Globo sobre o assunto.

Foto do Jornal O Globo

A grande dica é que, quase em frente à Estação de Trem do Corcovado, há um ponto final que nada menos que 10 (DEZ) linhas de ônibus!! Ao contrário do que se pensa, andar de ônibus no Rio de Janeiro é rápido, fácil e seguro - além de barato. Fique ligado na linha de ônibus ideal para você:

Quem vem de COPACABANA, IPANEMA, LEME, URCA  - deve pegar o onibus 583
Quem vem de BOTAFOGO, HUMAITÁ, JARDIM BOTANICO, GÁVEA - deve pegar o onibus 584
Quem vem da CENTRAL DO BRASIL deve pegar o onibus 180

Em todos eles, você deve descer um ponto antes do ponto final, mas caso perca o ponto não tem o menor problema, pois o terminal onde esses onibus fazem ponto final é logo acima, de forma que bastará descer a rua 20 metros.


O terminal rodoviário fica a menos de 50 metros da estação de trem do Corcovado

Onibus 583, saindo do Cosme Velho em direção à zona sul


Para ir embora, faça o mesmo, só que ao contrário:


Quem vai para COPACABANA, IPANEMA, LEME, URCA  - deve pegar o onibus 584
Quem vai para BOTAFOGO, HUMAITÁ, JARDIM BOTANICO, GÁVEA - deve pegar o onibus 583
Quem vai para a CENTRAL DO BRASIL deve pegar o onibus 180 mesmo.

60 comentários:

Passando a Viagem disse...

Adorei o blog. "Passando a Viagem" vai acompanhar! bjs

Rio eu te amo disse...

Obrigada, Passando a Viagem! vou acompanhar o seu também, vamos trocar figurinhas ;-)

Daniela disse...

Não esquecendo que sempre tem a alternativa de vir de Metrô até o Largo do Machado, e daí pegar o integração para o Cosme Velho!

FDSBC disse...

MUITO BOM,GOSTARIAMOS Q ESSAS DICAS PROLIFERASSEM ,POIS EVITARIAMOS MUITOS PROBLEMAS,PARABENS !

Anônimo disse...

Olá! Quando eu era pequena fui de carro e não de trem, ainda tem essa opção te ir de carro até lá em cima? Ou tenho mesmo que descer na estação do trem?

Ps.: Adorei o Blog!

Bjs, Ana

Rio eu te amo disse...

Oi Ana, hoje o carro só vai até as Paineiras. Lá você é obrigada a estacionar e pegar a van da Beltour, empresa responsável pelo trajeto paineiras - corcovado. bjs e bom passeio!

Rio eu te amo disse...

Oi Ana, hoje o carro só vai até as Paineiras. Lá você é obrigada a estacionar e pegar a van da Beltour, empresa responsável pelo trajeto paineiras - corcovado. bjs e bom passeio!

Fabiana disse...

Olá gostariade tirar uma dúvida,eu vi uma reportagem sobre estacionar o carro perto do cristo, e se não entendi errado parece que tem um estacionamento da prefeitura que custa bem pouco, isso é correto ou não......
Muito obrigado Fabiana Ruyz

Daniela disse...

Fabiana,
Não, esta informação está errada. Não há nenhum estacionamento da prefeitura próximo a estação. Apenas algumas vagas na rua, que são sempre disputadíssimas, e gerenciadas pelos flanelinhas que te cobram o que querem.
Não arrisque, não vá de carro.

Anônimo disse...

Alguém pode me informar em relação à motos: há estacionamento para motos?
é mais fácil do que ir de carro ou é a mesma coisa? fico grata!
Daniela

Paula disse...

como se chega de taxi? (nao quero ser enganada)

Rio eu te amo disse...

Paula, me diga onde vc vai estar hospedada que eu te passo o trajeto do taxi direitinho :)

Anônimo disse...

Obrigada, suas dicas estão me ajudando mto. Esterei no RIO pela primeira vez agora em Dezembro, do dia 22 ao dia 28. Aproveitando a pergunta da Paula, estarei em Copacabana, para ir até o Cristo, pego táxi onde, na orla? Vale a pena?
Na sua opinião, qual o melhor dia para eu fazer este passeio? Muito Obrigada novamente. Você esta de parabéns! Att, Fernanda

Carla Câmara disse...

Existe algum ônibus que vai até a entrada das Paineiras, pois dizem que a caminhada e as cachoeiras são bem interessantes? Caso não exista ônibus que vá até ali, qual o ponto mais próximo e qual devo pegar?
Desde já agradeço e aguardo retorno...
Att,
Carla.

Carla Câmara disse...

Existe alguma linha de ônibus que vai até a entrada das Paineiras?
A caminhada e as cachoeiras parecem ser bem interessantes e gostaria de ir, mas não de carro...
Caso não exista, onde devo saltar e qual linha devo pegar?
Agradeço a atenção e aguardo retorno.
Att,
Carla.

Rio eu te amo disse...

OI Carla, não tem onibus até as Paineiras. Se vc pretende visitar o cristo e passear nas paineiras, vá de van. Pegue a van em frente à estação de trem no Cosme Velho. Eles te dão um ticket pra subir e outro pra descer, vc pode ficar lá o tempo que quiser. aí vc vai ao cristo, às paineiras e depois desce na van. bjs!

Rio eu te amo disse...

Fernanda, Copacabana é um bairro muito grande, onde vc vai pegar o táxi depende de onde vc estiver. De uma forma geral, o melhor caminho é lagoa-rebouças-cosme velho, onde pega o trem do corcovado. Em dezembro os taxis rodam em bandeira 2, deve dar uns 20 e poucos reais a corrida. Vá dia de semana. Compre na internet com antecedencia. bjs e bom passeio!

Beth disse...

Oi Carla, vou me hospedar no centro pertinho ao metro Carioca. Fui ao Rio só de passagem... Por favor, você pode me instruir a melhor forma de ir de transporte público ao corcovado?

Rio eu te amo disse...

Oi Beth, pegue o metrô na estação carioca sentido ZONA SUL, comprando o bilhete integrado com o onibus 580 (eles saberão do que se trata) - cosme velho. Descer do metrô na estação Largo do Machado, pegar o 580 (vc já estará com o ticket), cujo ponto final é exatamente ao lado da estação, e subir de onibus até o Cosme Velho. Descer no ponto da igreja são judas tadeu e atravessar a rua. VOLTA: igual, mas ao contrário: pegar o 580 no Cosme Velho (ponto em frente à madeireira, logo abaixo da praça são judas tadeu), comprar o bilhete integrado (vc já comprka o bihete de metrô no onibus) e descer no ponto final que é grudado na estação de metrô. Pegar o metrô sentido ZONA NORTE e descer na carioca. bom passeio.

Luiz disse...

Que blog maravilhoso e que iniciativa bacana, parabéns Carla!

Moro em MG e estou indo ao RJ dia 16/01/13. Vou de carro e ficarei na casa da minha tia em Campo Grande ( zona oeste) A melhor alternativa é ir de trêm ao corcovado, já que estarei com meus filhos e minha esposa?
Obrigado pela atenção!

Anônimo disse...

Olá, Carla.

Seguinte, estarei hospedado no Rio (pela primeira vez) pertinho da estação Estácio. Pela via do transporte público, poderia me explicar como ir ao Corcovado? Obrigado!
Toni de Paula

Carlos Eduardo Milito disse...

Olá, resolvi ir dia 22/01 até 26 p/ o Rio e não consigo comprar mais ingressos pela INTERNET. EStou com uma criança ,hospedada em Ipanema.
Por favor me oriente como devo fazer, ir de táxi até a bilheteria do trem e ficar horas p comprar o ticket, ir de metro, ir até Paineiras q pode ser mais rápido que a fila do trem, obrigada !
Sol

Rio eu te amo disse...

Olá Carlos, não estão vendendo pela internet? Isso é uma lástima. Os dias antecedentes ao Reveillon aqui foram uma lástima. Acredito que entre 21 e 26 será tudo levemente melhor. Recomendo que você venha o mais cedo que der - a bilheteria aber às 7 da matina - e compre o seu bilhete para o fim da tarde, tipo 17hs ou mais tarde - vá curtir a cidade e volte para fazer o passeio no fim do dia, com o ticket comprado. Nesse verão, parece que o horário está estendido até as 21hs, o que é maravilhoso, possibilitando a visita em horário mais fresco e a vista noturna da cidade. Recomendo. NÃO PEGUE A VAN, mesmo que pareça tentador, pois ser´´a roubada. bjs e bom passeio.

Rio eu te amo disse...

Toni, metrô + onibus integração. Faça o seguinte: pegue o metrô na estação ESTÁCIO em direção à zona sul. Compre o bilhete integrado com o ônibus para o Cosme Velho (a bilheteira sabe beeeem do que se trata). Descer do metrô na estação do Largo do Machado, saída Largo do Machado. Pegar o 580 no ponto final, que é exatamente ao lado da saída do metrô. Descer do onibus 580 em frente à igreja São Judas Tadeu ATENÇÃO!!!! NÃO É A IGREJA CRISTO REDENTOR (essa é antes). A igreja S. J. Tadeu é DEPOIS. É impossível não ver, porque é uma construção horrorosa, tipo os 10 mandamentos, do lado direito de quem sobe. Atravessar a rua e pegar o trem do corcovado. VOLTA: igual, mas ao contrário - pegar o 580 em frente à madeireira, comprar no onibus o ticket integrado com o metrô, pegar o metro no ponto final do 580 em direção a Zona Norte e descer a estação estácio. Bom passeio. bjs

Rio eu te amo disse...

Valeu Luiz! abs!

Carlos Eduardo Milito disse...

Boa idéia! Então chegarei cedo, mas esse bilhete precisa ter hora marcada? Pensei q comprando antes só evitaria a fila da compra e pegaria apenas a fila que pega o trem
Thankss

Rio eu te amo disse...

Carlos Eduardo, parece que a venda pela internet por hora esgotou (eles reservam uma certa quantidade para a internet e outra para a venda na hora, sendo uma parte para grupos com guias e outras para o público geral). Comprando no dia ou pela internet vc pode escolher a hora. bjs

Carlos Eduardo Milito disse...

Olá Carla,
é seguro ir à noite ver o ensaio de alguma escola de samba na quadra? Vi que tem esse passeio sendo oferecido na recepção do hotel. Uma van te pega 21 hs e retorna após meia noite. Vi que é no morro e bem distante , independentemente da escola escolhida. O que acha? não conheço ninguém que foi para me dar uma dica.
Obrigada,
Carlos Eduardo

Rio eu te amo disse...

Carlos Eduardos, nunca fui. Muitos amigos já foram e adoram. Acredito que não tenha erro, porque é programa turístico mesmo. Ainda mais indo de van e sendo oferecido no hotel. Veja se a favela tem upp. bom carnaval!!

Viajar, Comprar e Comer disse...

Oi, adorei seu blog. Estou indo pela primeira vez ao Rio e ficarei em Copacabana, próximo a estação Arcoverde, como faço pra ir ao Corcovado?? Vc sabe tb como faço pra ir ao MAM, Lapa e Santa teresa? Obrigada!

Rio eu te amo disse...

Oi Sonia, vamos lá: Copa-Cosme Velho - pegar o 583 na nossa sra de copacabana. Copa-MAM - pegar qualquer onibus via ATERRO na nossa sra de copacabana e descer no aeroporto stos dummont. Copa-Sta Teresa: metrô sentido zona norte; descer na estação carioca e pegar o onibus 206 (estamos sem bondinho); copa-lapa - não sei o onibus, certamente tem. verifique com o motorista. Bom passeio.

Rodrigo Marques disse...

Olá, tudo bem? Somos de Minas e estamos indo pro Rio agora em maio. Qual trajeto você sugere de Ipanema Rua Paul Redfern para o Cristo? Estamos em 7 pessoas.

Obrigado adiantado.

Rio eu te amo disse...

Rodrigo, pegue o 583 na Visconde de Pirajá ou o 570 na Prudente de Morais. Não cabem 7 pessoas em um táxi, e vcs teriam que vir em 2 táxis. Cada táxi a aproximadamente 20 reais. Melhor vir de onibus (2,85 com ar condicionado). ATENÇÃO: a partir de 10 de maio A BILHETERIA DO TREM ESTARÁ FECHADA. Tem que comprar com antecedencia ou em agencias de turismo. Nada muito claro ainda. Fique de olho no lance. bom passeio!

Rio eu te amo disse...

CORREÇÃO: A PARTIR DE PRIMEIRO DE MAIO (NÃO É 10 DE MAIO) a bilheteria estará fechada.

Viajar, Comprar e Comer disse...

Oii, como assim estará fechado?? Então só haverá van pra subir? Obrigada!

Rio eu te amo disse...

O que eu quis dizer é que a venda será exclusivamente remota (via internet ou agencias de turismo). Só subirá de trenzinho quem tiver comprado seu ingresso com antecedência. Isso a partir de primeiro de maio, ok galera? olho vivo e faro fino pra não perder a viagem.

Anônimo disse...

Olá ! Chegarei no Rio pelo aeroporto Galeão, como faço para ir até o local da saída do trem para o Cristo Redentor ?
Obrigada !

Rio eu te amo disse...

Galeão - Cosme Velho, direto, só de táxi. Outra opção é pegar o frescão até o aeroporto Santos Dumont e pegar o onibus 422. Vai demorar uma vida!

Anônimo disse...

olá carla!
pegando o ônibus 180 na central eu tenho que soltar na igreja de são judas Tadeu para ir ao corcovado??

Rio eu te amo disse...

Se for de trem , sim (nesse caso a compra deve ser feita com antecedencia pela internet ou nos quiosques da riotur), vc deve descer na praça são judas tadeu. Se for de van, deve descer no largo do machado.

Talita P. disse...

ola!! Por favor, me explique qual a melhor opção pra ir no Cristo saindo da Barra da Tijuca!? Sei que é bem longe do largo do machado.. tenho como pegar o 580 em outro lugar? Obrigada, amei o blog!

Rio eu te amo disse...

Talita, se você não vier de carro, a melhor opção será o ônibus expresso do metrô (pegar na avenida das américas) + metrô (pegar no ponto final do onibus expresso - estação siqueira campos)+ descer na estação Largo do machado (onde você poderá pegar a Van Largo do Machado - Corcovado) OU + onibus integração Cosme Velho (580) (de onde sai o trem do corcovado)

Unknown disse...

Olá
Gostei muito da sua página!!
Vou para o Rio em setembro 2013, vou ficar na Rua Santa Clara, em Copacabana.....

Gostaria de saber como eu faço para ir ao Cristo? e para o Pão de Açucar? Onibus ou metro? qual o modo mais fácil. Também gostaria de saber como faço para saber os horarios dos onibus pois não sei como funciona o sistema.

Se eu pegar o onibus linha 583...esse onibus vai direto até a Rua Cosme Velho???

É a primeira vez que viajo para o Rio, aceito qualquer dica! Obrigada desde já!

Unknown disse...

Vou ficar em COPACABANA, na rua SANTA CLARA se eu pegar o 583 ela ira direto até a Siqueira Campos?

como faço para saber os horarios desse onibus?

É a primeira vez que vou para o Rio, preciso de dicas porque não conheço nada ai, ficando na RUA SANTA CLARA em Copacabana é melhor ir de onibus para esses pontos turisticos ou metro? ou taxi? por favor, qualquer dica é bem vinda, estou perdida ...kkkkk

valeu! beijos

Rio eu te amo disse...

lu cy, o 583 vai direto até o cosme velho. vc deve pega-lo na av. nossa sra de copacabana - descer a santa clara até lá. procure um ponto do BRS 2.

Pode ir de metro tb. pegue o metro na estação siqueira campos descer no largo do machado e pegar o 580.

as duas formas são boas. gosto do 583 porque nao tem traslado. passa de 10 em 10 minutos. bj

Anônimo disse...

Boa noite, estou pensando em ir de táxi de Copacabana até o Cosme Velho e depois pegar o trenzinho para o Cristo? Vc sabe em média qual será o valor do táxi? Em 3 pessoas vale a pena ou é muito caro? Vou ficar na na Av Nossa senhora.

Anônimo disse...

Adorei o blog, e me ajudou muito, pois estou indo ao Rio neste fim de semana. Sou de Minas e ficarei em Copacabana. Irei ao Corcovado, de ônibus 583, cfe indicado. Qual a altura do ponto de ônibus na Av.N.Sra. de Copacabana que devo embarcar? Ficarei na Rua Rodolfo Dantas. Abraços, Érica.

Rio eu te amo disse...

Ih Erica, pergunta difícil. Se não me engano, o 583 é BRS-2. Procure um ponto BRS-2 e verifique se não é ali. bjs e boa sorte.

Rio eu te amo disse...

Anonimo do táxi: depende do ponto da av n. sra. de Copacabana que você fique hospedado. No domingo (bandeira 2) pense em algo em torno de 25 reais. Durante a semana, uns 20 reais. O onibus custa 2,75. bjs e bom passeio.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber qt tempo demora de onibus para chegar ao corcovado saindo de Ipanema e vc disse para pegarmos o onibus 583 na ida e na volta o 584, eh isso mesmo? Obrigado

Rio eu te amo disse...

Olá anonimo, de Ipanema talvez seja mais rápido pegar o 570 na Prudente de Morais e descer no terceiro ponto depois do túnel rebouças. Outra opção é o 583 na Visconde de Pirajá e descer em frente à praça São Judas Tadeu. O tempo de viajem até o Cosme Velho, onde você vai pegar o trem do Corcovado, vai variar de acordo com o trãnnsito. Se você tiver bilhete com hora marcada, sugiro que pegue o onibus 2 horas e meia antes da hora marcada para o trem. Em um dia sem grandes transtornos você deve fazer o percurso ipanema-cosme velho em aproximadamente 50 minutos. as vezes o onibus demora um pouquinho pra passar. bom passeio!

Delano disse...

Boa tarde, como eu faço para ir da Lapa ao Cristo ? Obrigado !

Rio eu te amo disse...

Pegar o 497 na rua do Riachuelo. Descre um ponto antes do ponto final (em frente a igreja são judas tadeu) bom passeio!

Daniela disse...

Olá, estarei hospedada em Ipanema, posto 9, e pretendo ir ao Cristo numa sexta-feira. Das ultimas vezes que fui, acho que fechei pacote (não me lembro, mas sei que saía bem caro). Desta vez, estou querendo ousar (hahaha) e ir por conta própria. Queria saber se dá pra ir de onibus ou metro, como faço e quanto custaria indo de taxi.
Desde já, obrigada. Adorando todas as infos.

Rio eu te amo disse...

Daniela, táxi durante a semana aproximadamente uns 20,00 até o cosme velho. De ónibus pegue o 570 na prudente de morais e desça no SEGUNDO PONTO DEPOIS DO REBOUÇAS ou o 583 na visconde de pirajá e desça em frente a praça são judas tadeu (o cobrador geralmente avisa). bom passeio!

Ana disse...

Carla, estou indo ao Rio pela primeira vez e seu bolg está me ajudando bastante. O onibus 583 demora muito? Estarei hospedada em Copacabana. Compensa mesmo pegar o onibus e depois o trem no Cosme Velho?

Rio eu te amo disse...

O 583 costuma demorar sim, Ana. Agora você pode pegar uma van direto de copacabana para o corcovado, na Praça do Lido. Pense no assunto! bjs

Anônimo disse...

oi estou indo dia 15 de maio para o rio tem como vc me dizer a melhor forma de ir para cristo redentor vou ficar em copacabana no posto 5 e nao sei praticamente nada.na sexta dia 16 queria visitar o cristo e o pao de açuca como eu faço ? obrigada! Atc LUCIA ARAUJO.

Miss disse...

Ola vou ir pela primeira vez vou pelo galeao como
Faco pra ir ao Cristo e voltar pelo galeao para pegar minha conexao de volta taxi sera que sai muito caro pra ir e voltar ao aeroporto?

Rio eu te amo disse...

Lucia, você pode pegar um táxi (ou dar uma caminhada bem longa pela orla) até o LIDO, na praia de copacabana e lá pegar a van direto para o corcovado. Miss, você vai ter que investir em um táxi, pois não há onibus que faça galeão - cosme velho. Ou pode pegar o frescão até copacabana e pegar a van no Lido para o corcovado. A opção táxi + trem é mais rápida; a opção frescão + van é mais barata.