quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Subir de van - é legal ou não é?

Quando citei aqui as chamadas "vans piratas", recebi uma avalanche de mensagens no Facebook. Uns acham que "dar voz a serviços ilegais é apoiar a ilegalidade", outros acham que "são piratas sim, o serviço não é licitado como deveria, e é uma loucura a forma como abordam os turistas" e recebi mensagens dizendo também que é um serviço legal, com CNPJ, endereço e registro no Ministério do Turismo.

O fato é que esse não é um blog de denúncia  - a intenção é ajudar quem vem passear - e se o serviço é legal ou não eu não sei e não possuo mais informações sobre isso. O que não dá é pra fingir que o serviço da Corcovado Service não existe: tão logo você desembarque no Cosme Velho, invariavelmente vai ser abordado por um enxame de pessoas vestindo camisas verde-água e oferecendo para subir para o Corcovado de van de forma ostensiva. É fato também que, apesar do pessoal da Secretaria Municipal de Ordem Pública vir diariamente ao Cosme Velho ajudar a organizar o entorno da estação, não há nenhum tipo de repressão ao serviço oferecido, o que leva a crer que há, no mínimo, uma conivência do poder público com esse serviço - muito provavelmente devido à incapacidade do trem do corcovado de atender à demanda.

Pessoal da Corcovado Service abordando os turistas na porta da estação

Então não tem jeito, vamos analisar essa opção, porque esse não é um blog de ficção :-)

Dica número UM: antes de optar pelas vans, verifique se, de fato, não tem disponibilidade no trem. A primeira coisa que você vai ouvir, quando chegar ao Cosme Velho, é um (ou dois ou três ou cinco) agente das vans dizendo que só tem trem para daqui ha tantas horas. Pode ser que sim, mas é sempre bom conferir. Agora, na estação, tem um grande letreiro vermelho que informa a disponibilidade. Então, não se precipite, pois de trem é bem mais tranquilo e bonito.

Dica número DOIS: se optar pelas vans, esteja preparado para uma peregrinação, pois, além de (muitas vezes) pegar fila no Cosme Velho para pegar a van e ir apertadinho até as Paineiras, ao chegar lá em cima você vai ter que pegar OUTRA fila - e essa realmente grande - e esperar um bom tempo até conseguir pegar a van da Beltur que vai leva-lo ao Corcovado. Ou seja, no final, é bem provável que você leve o mesmo tempo pra chegar no Corcovado que levaria se pegasse o trem para daqui ha 2 ou 4 horas. E bem menos confortável.

Dica número TRÊS: Verifique se a van em que você vai subir tem ar condicionado e cinto de segurança para todos os passageiros, principalmente se você estiver com crianças. Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

Dica número QUATRO: leve água mineral e alguns belisquetes para comer enquanto espera nas Paineiras.

Por último, mas não menos importante - ao chegar nas Paineiras, olhe onde pisa:

http://oglobo.globo.com/rio/piso-do-antigo-hotel-paineiras-cede-mulher-fica-pendurada-pelo-cotovelo-3764724

7 comentários:

Anônimo disse...

Certifique-se tb de que é uma van, e não um Santana ou um Zafira de placa cinza. Somente carros de placa vermelha podem fazer este tipo de transporte.

Viagem para Mulheres disse...

Que bacana esse blog, super útil e com informações úteis para quem está querendo visitar o Cristo.

Vou indicar.

Beijos

Rio eu te amo disse...

Obrigada Viagem para Mulheres!! bjo!

Anônimo disse...

Valeu pela coragem de falar sobre as vans "piratas"(?!), os tais "verdinhos" que ficam ali na entrada da estação do trenzinho zumbizando no ouvido de quem chega, insistindo e dando valores na frente dos clientes, falando em preços mais baixos. Como sou guia de turismo e prezo pelo passeio super histórico de trem (e, tecnicamente, mais seguro além de ser LEGAL),muitas vezes fico numa "saia justa". Procuro controlar o desejo de meus guiados de pagar menos (?!) pela subida e aí já ouvi alguns comentando que eu devia estar levando algum ($$). Caramba!Pior ainda para os ônibus que chegam de fora da cidade!!!! Se for utilizar as vans, pode parar por ali, em qq lugar q eles indicarem (até embaixo de placa "Proibido PARAR e Estacionar") pois COM CERTEZA nenhum guarda vai perturbar/multar. Mas, se quisermos mesmo ir de trem.... O pobre do motorista do ônibus sofre: Não pode parar em lugar nenhum e tem que ficar rodando pelo transito caótico daquela área até o grupo descer do Cristo. E ai dele se parar por ali!! Lá vem guarda apitando, mandando sair, ameaçando com multa!!!!! Pode?

Rio eu te amo disse...

Anonimo, as vans estão cada vez menos piratas. Alugaram uma lojinha na Praça São Judas Tadeu para fazer a bilheteria... Eles estão se organizando. As informações que eu tenho, são de que 50% da frota é de gente maneira e 50% de gente esquisita... meio bandida. Mas Eles estão tentando se organizar e manter a galera na linha. As filas das vans agora estão atrás do ponto de onibus, na altura da madereira. Não entendi onde vc diz pra estacionar... Na real, em NENHUM lugar do Cosme Velho é seguro estacionar. bjs e obrigada pelos elogios ;)

Unknown disse...

Muito legal esse blog.

Não sei se vão poder me ajudar, mas estou para ir no Corcovado esse fim de semana e quero ir de carro e queria saber se alguém já foi de carro e como funciona.

Obrigada!

Rio eu te amo disse...

Camila Brasil, tem um post que fiz com o mapa e tudo. dá uma olhada lá! Dá pra ir sim :) bom passeio!